Blog - Exibir Post

Simpósio Internacional de Felicidade Interna Bruta

  • 14/10/2020
  • Comunicação Feliciência

A Felicidade Interna Bruta (FIB) ganhou destaque mundial em 2012, após reunião do alto comissariado da ONU, na qual o FIB foi apontado como novo paradigma de desenvolvimento socioeconômico. Esse conceito de desenvolvimento social foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento econômico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, assim se complementando e reforçando mutuamente.

São justamente os conceitos presentes no FIB que serão discutidos no II Simpósio Internacional de Felicidade Interna Bruta, promovido pelo Instituto Feliciência. O FIB engloba filosofia, modelo de gestão e índice. Como filosofia, está apoiado em valores tangíveis e intangíveis, se opondo à ideia de que a busca pela prosperidade seja o objetivo único do Estado. Ele defende que o desenvolvimento sustentável deve adotar uma abordagem holística em relação às noções de progresso e dar igual importância aos aspectos não econômicos, como o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.

O Simpósio será realizado de forma online, nos dias 20 e 21 de novembro, com participações importantes de profissionais dos Estados Unidos, Butão, Holanda, Portugal e Austrália. Serão dois dias de imersão para entender as diretrizes da Felicidade Interna Bruta e como ela pode ser aplicada ao desenvolvimento de empresas e cargos de gestão. 

"Estamos felizes por comunicar o lançamento do II FIB Summit, o Simpósio Internacional de Felicidade Interna Bruta, com renomados palestrantes, dentre os quais Sua Excelência O Senhor Thakur Powdyel, ex-Ministro da Educação Butão e criador do sistema Green Schools, Dr. Michael F. Steger, Oscar Mendez Rosa, Marta Branquinho Garcia, Dr. Austin Chia e Facilitadores FIB-Feliciência e Chief Happiness Officers do Brasil e de Portugal em uma série de talks inspiradas no modelo TED - com apresentações breves e impactantes", comemora Carla Furtado,  idealizadora do Instituto Feliiência e uma das palestrantes do evento.

Diretrizes

Enquanto modelo de gestão, o FIB está alicerçado em quatro diretrizes: desenvolvimento econômico sustentável, preservação do meio ambiente, promoção e preservação da cultura e boa governança. 

Como índice, o FIB mensura as condições da população para a felicidade e não a felicidade em si. De natureza multidimensional, difere das escalas de bem-estar subjetivo concebidas no ocidente e não está focado na felicidade individual apenas, por considerar que a busca pela felicidade é coletiva. Ele avalia nove domínios: Bem-Estar Emocional, Saúde, Uso do Tempo, Vitalidade Comunitária, Educação, Cultura, Resiliência Ecológica, Boa Governança e Padrão de Vida.

O índice FIB é elaborado a partir de pesquisa nacional por amostragem, realizada a cada 5 anos, e funciona como ponto de partida para a realização do Plano de Governo para os 5 anos subsequentes, cabendo às lideranças estabelecerem políticas públicas e ações que incrementem os domínios vulneráveis, com o objetivo de elevar o índice.

Programação

O evento começa na sexta-feira, 20 de novembro, e se estende até o final do dia 21 de novembro. A abertura oficial do simpósio está marcada para às 19h30, com o espetáculo Gandhi: um líder servidor, com João Signorelli. No sábado (21), começam as palestras e debates. 

A rodada de conhecimento tem início com a palestra ?FIB: uma solução real?, comandada por Thakur Powdyel, Ex-ministro da educação do Butão e criador do sistema Green Schools. Como transformar empresas em comunidades, liderança positiva em ação, Felicidade Interna Bruta em uma multinacional européia e educação corporativa em Happiness Skills são alguns dos temas a serem debatidos no simpósio. 

"O evento nasceu em 2019 com o objetivo de permitir o compartilhamento de boas práticas de felicidade no trabalho. Facilitadores FIB e Chief Happiness Officers inscrevem seus abstracts e é feita uma seleção criteriosa para compor a agenda. Além disso, a programação é enriquecida com a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros, renomados em suas áreas de atuação", explica Cara Furtado. 

Inscreva-se
ONLINE LIVE SUMMIT 
Data: 20 e 21 de novembro de 2020
Horário: Das 19h30 às 21h e das 09h às 19h 
Carga horária: 10h
Valores: A partir de R$ 198



Voltar